terça-feira, 27 de dezembro de 2016

[Opinião Séries] Melhores séries de 2016


O ano está a chegar ao fim e está obviamente na altura de balanços. A nível de séries, este foi um ano realmente muito rico. Vi imensas coisas novas, coisas muito boas (outras nem tanto, como é óbvio) e por isso quero mostrar-vos o que mais gostei de ver. Para esta lista excluí as séries estreadas em 2016, sendo que essas vão figurar numa outra lista.

Narcos


MEU-DEUS! Não podia começar esta lista sem ser por esta série maravilhosa, que se em 2015 já tinha sido para mim uma das melhores, em 2016 foi só uma das coisas mais excepcionais que tive o prazer de ver. Se bem se recordam, escrevi a opinião da segunda temporada ainda em super excitação, depois de uma noitada a ver a temporada inteira de seguida. Não me lembro de alguma vez me ter acontecido semelhante coisa. Os actores continuaram absurdamente fantásticos, a história seguiu um rumo que eu não esperava (é, não posso dizer que soubesse a história do Pablo Escobar) mas que amei e a produção continuou de excelência. Narcos ultrapassou-se e provou-se mais uma vez como uma série abismal.

Bates Motel


Aquela que é a galinha dos ovos de ouro da A&E entrou este ano na fase final, sendo que em 2017 irá estrear a sétima temporada. A série conta-nos o percurso de Norman Bates, o protagonista do icónico filme "Psycho", antes de chegar à idade adulta. Bates Motel já tinha mostrado porque é boa, ao ter uma história fantástica e actuações brilhantes, mas esta última temporada realmente entrou noutro nível. Ao passo que nos aproximamos do estado psicológico que conhecemos de Norman que conhecemos do filme entramos realmente em terreno pantanoso, sendo que os acontecimentos nos vão deixando estarrecidos e com a sensação de que tudo aquilo é muito errado. Já era amante da série, mas esta temporada conquistou-me ainda mais. Absolutamente fantástica.

Black Sails


Mais uma série que já era fantástica, mas que este ano nos trouxe a sua melhor temporada! A evolução dos personagens e a apresentação de novos - falo especialmente do Barba Negra! - fez com que os novos arcos nos colassem ao ecrã. A defesa de Nassau, Rackham como o homem mais poderoso da ilha, o governador de Espanha a ameaçar, Flint a ser o falso do costume... tudo se conjugou perfeitamente. O final da temporada... a o final da temporada! Ainda não consegui recuperar daquele momento e sei que quando a série voltar vai ser como me abrirem o coração de novo. Não sendo muito conhecedora de séries da temática, Black Sails deve ser provavelmente a melhor, porque isto é demasiado bom para ser ultrapassado.

American Crime


Apesar de esta série já ter concluído a segunda temporada, só a comecei a ver este ano. Quando estreou fiquei um bocado de pé atrás porque o próprio nome me lembrava demasiado American Crime Story, mas rapidamente percebi que as séries eram muito diferentes. A primeira temporada foi interessante, mas sinto que esta segunda tocou numa ferida muito maior ao retratar um caso de violação, com o acrescento de a vítima ser um rapaz. Acho a série bastante massuda, com alguns episódios que se não estivesse com o espírito se tornavam bem cansativos, mas o intuito dela é fantástico e quando cheguei ao fim da temporada, mesmo com todos esses episódios que me custaram mais, percebi como a temporada no seu geral tinha sido fantástica. 

Humans


E termino também esta lista com uma série que fez parte desta mesma lista no ano passado. Humans sempre foi de uma qualidade excelente, com óptimas interpretações e um ambiente fantástico. Se na primeira temporada fomos apresentados a este universo dos sintéticos, esta leva-nos para um caminho bem mais amedrontador, que novamente nos faz pensar naquilo a que nossa sociedade pode realmente chegar - afinal, não é nada espantoso imaginar uma sociedade em que robots se tornam os nossos melhores amigos. A consciencialização dos sintéticos já tinha sido mote na primeira temporada, mas a inserção de novos personagens e novos aspectos fizeram desta temporada uma nova maravilha. Não é à toa que é uma das séries que mais aguardo durante o ano!

Curiosamente, depois de ter acabado esta lista, percebi que apesar de ver uma quantidade absurda de séries (são mais de 70) não há muitas que tenham mais que uma temporada que me tenham surpreendido, durante o ano. É normal, porque muitas delas acabam por perder um pouco o fôlego, mas a verdade é que tive alguma dificuldade para terminar esta lista. Devo recordar que isto é absolutamente pessoal e com certeza há por aí séries melhores que estas, mas óbvio que não posso comentar algo que não vejo. De qualquer forma, quais foram as séries com mais do que uma temporada que vos impressionaram, este ano?

Nenhum comentário:

Postar um comentário