quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

[Opinião Livros] Adeus, de Susana Almeida


Adeus, de Susana Almeida


Editora: Individual
N.º de páginas: 348
Edição/Reimpressão: 2016

Sinopse: E se aqueles que partem nunca nos deixam sós? Quando os caminhos de Lucas e Carina se cruzam, ele está longe de imaginar a importância que ela terá na sua vida. Carina é diferente das outras raparigas, é leal, determinada, corajosa e altruísta, qualidades que rapidamente conquistam o seu coração. Mas depressa o sonho se transforma em pesadelo e é quando Lucas perde a vontade de viver que um pequeno pássaro branco mudará a sua vida.

Opinião: Ganhei curiosidade sobre este livro mal ele saiu, pela sinopse interessante, por ser de uma autora portuguesa, mas sobretudo pela capa linda! É impossível não começar esta opinião a felicitar a editora/designer por ter criado esta capa, que me fez babar por ela. A leitura podia não valer nada, mas está aqui o ponto suficiente para me fazer comprar o livro.
Nunca tinha lido nada da autora, peguei no livro completamente às cegas, mas no fundo esperava algo bom. Fiquei feliz por não ter as minhas expectativas defraudadas. Com uma escrita bastante fluída e que deu gosto ler, fui conhecendo Lucas e Carina e a sua história bem como o meio que os rodeava. No entanto, e apesar de a história se focar inicialmente em Lucas e Carina, existe toda uma variedade de coisas a acontecer em volta deles e gostei da atenção dada aos personagens mais secundários, que acabaram por ter uma história tão ou mais importante que os personagens principais. Lucas e Carina são dois personagens extremamente adoráveis, ele o homem que provavelmente qualquer mulher quer, ela a mulher forte que mostra a sua independência mas que mesmo assim é dona de um coração sensível. Enquanto lia acreditei mesmo que estava traçado o caminho para dar tudo certo, mas felizmente este livro está cheio de plot twists. Diferente do que eu previa, fui de repente apresentada a uma nova realidade, que me deixou de coração apertado, já que anda estava a recuperar de acontecimentos anteriores. Mas percebo claramente o objectivo: a vida segue em frente para todos e até eu, leitora, sou obrigada a enfrentar isso nos livros que leio.
Fiquei bastante surpreendida com a narrativa que me foi apresentada e com os contornos que ela tomou. Desde romance, ao drama e até ao sobrenatural, existe um pouco de tudo, nada em excesso, o que torna a leitura extremamente interessante e agrada a um público muito mais abrangente. É claramente um livro muito bem pensado, construído e apresentado, cuja leitura facilmente se torna empolgante e nos leva depressa demais para as páginas finais.
Nunca tinha lido nada da autora, mas fiquei fã. Este não é o primeiro livro dela e estou curiosa com os trabalhos anteriores, que pelo que percebi são de um temática bem diferente. Quanto a vocês, acho que deviam aproveitar o Natal, oferecer este livro e apoiar autores portugueses que bem merecem o reconhecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário