sábado, 3 de dezembro de 2016

Chegou à minha biblioteca #8


Os Hóspedes
 Sarah Waters
(Disponibilizado pela Bizâncio)


Sinopse: 1922. Londres vive dias de tensão. Os ex-militares estão desiludidos, os desempregados exigem mudança. E numa casa de gente bem-nascida no sul da cidade, cujos habitantes ainda não recuperaram das perdas devastadoras da Primeira Guerra Mundial, a vida está prestes a modificar-se.
A senhora Wray, viúva, e a sua filha Frances - uma mulher com um passado interessante a caminho de se tornar uma solteirona - vêem-se obrigadas a alugar quartos.
A chegada de Lilian e Leonard Barber, um jovem casal da «classe média» traz uma série de perturbações: a música do gramofone, o colorido, o divertimento. As portas abertas permitem a Frances conhecer os hábitos dos recém-chegados e tanto a escadaria como o patamar nunca lhe pareceram tão animados.
À medida que ela e Lilian são empurradas para uma amizade inesperada, as lealdades começam a mudar. Confessam-se segredos, admitem-se desejos perigosos; a mais vulgar das vidas pode explodir de paixão e drama.
Vivendo um affair secreto, as duas amantes são envolvidas num acto de violência e crime, que dá a Os Hóspedes o mistério e suspense, tão característico de Sarah Waters.

Conta-me a Verdade
Susana Nogueira
(Disponibilizado pela Chiado Editora)


Sinopse: O que tem em comum uma mulher jovem, íntegra e culta, que conheceu o seu fogoso amor quando ambos trabalhavam num restauro de afrescos da Capela Sistina, com… uma burguesa do Porto, fútil e ardilosa, envolvida num homicídio, de quem é amiga desde o tempo de internas forçadas num colégio da Suíça, com… uma stripper veneziana, assombrosa e felina, versada em Freud, capaz de quase tudo para seduzir o antiquado irmão da sua melhor amiga, e rendida, entretanto, à mística de um retiro na Índia, com…dois distintos casais italianos, cheios de glamour latino, cuja aparente harmonia conjugal foi desmascarada em situações rocambolescas, a tocar o surreal, vividas num fim-de-semana vertiginoso em Nova Iorque, com…um casal português de nobres e enraizadas tradições, unido de facto mas de facto não assumido, ligado para sempre à jovem mulher cujos pais cuidava há muito enterrados?
O que têm eles em comum? Pelo menos, todos têm um…segredo. Um segredo guardado a sete chaves que, nuns casos, a busca sinuosa da verdade e, noutros, a convergência de certos eventos ou momentos, fortuitos ou pensados, acabam por revelar.
“Conta-me a verdade” é tudo o que desejam e não desejam as suas personagens, numa trama misteriosa, sensual e catártica que, não obstante os danos e tormentos causados, parece a única via possível para a redenção.

Per Sempre
Diogo Canudo
(Disponibilizado pela Chiado Editora)


Sinopse: Poderei ter medo - não nego que também tenho medo - mas tudo muda, tanto se altera quando me abraças e me enlaças nos teus braços. 
Tantas tempestades passei, foram tantos os dias em que vivia sem viver, em que não sentia o que era o amor.  
Até tu me fazeres ver o quão importante posso ser... para alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário