quarta-feira, 14 de setembro de 2016

[Opinião Livros] Doce Sonho Alado, de Sheila Lima Wing


Sonho Alado, de Sheila Lima Wing


N.º de páginas: 377
Edição/Reimpressão: 2015

Sinopse: Um crime abala a cidade de Coronel Boaventura: um corpo é encontrado na Biblioteca Municipal (que, aliás, estava trancada pelo lado de dentro), vestido com roupas elegantes e segurando um livro chamado "O Mistério do Caso Boaventura". Espalha-se pela redondeza o boato de que o livro possa estar amaldiçoado pelo fantasma do fundador da cidade. 
Enquanto isso, Evangeline Maria Ayler – uma garota de onze anos – e sua amiga Hanna Auster passam a estudar num semi-internato particular, o Instituto Educacional A. W. Sigma. Ambas são garotas simples, moram numa favela, e precisam se desdobrar para se adaptar à nova vida entre os filhos da elite. Evangeline logo descobre que há um mistério envolvido nesse convite a estudar no Instituto: o diretor Último Wing, seu tio de consideração, possui questões mal resolvidas com a mãe da garota, parece ser o tipo de sujeito no qual não se pode depositar confiança. 
Durante o ano letivo Evangeline tenta resolver vários mistérios, como o caso da morte na biblioteca, um rosto que lhe espia das sombras, um garoto estranho e seu gato peludo; além de vários outros enigmas e questões comuns que fazem parte dos desafios de ser uma pré-adolescente; tudo isso com muita diversão e aventura. 

Opinião: Este livro chegou-me às mãos após conversa com a autora, que me pediu para ler e opinar o mesmo. Claro que acedi, com todo  gosto, porque considero meu dever divulgar os autores que não têm o seu nome no panorama da literatura nacional. Apesar de o livro ser escrito em português do Brasil, não achei isso um entrave, já que estou habituada a ler em p-br e acabo por deslindar algumas das expressões que os brasileiros usam e nós não.
O livro apresenta-nos Evangeline que, com a sua amiga Hannah, começa a frequentar um novo colégio. Aqui as duas travam novas amizades e o processo de integração das duas é muito bem descrito ao longo do livro. Aliás, por vezes acho que há demasiado foco neste desenvolvimento, em detrimento do desenvolvimento de outras situações, como o caso de homicídio que é premissa do livro. Aliás, penso que este caso de homicídio não tem o espaço que merecia nem o desenvolvimento que merecia. As coisas acabam por acontecer um pouco só porque sim, não existe realmente uma investigação policial que possamos acompanhar e senti muito a falta disso. A premissa para o crime era até interessante, mas sinto que se perdeu num mar de coisas não tão interessantes. Para além disso, parece-me por vezes que alguns assuntos foram enfiados ali a pontapé, como se tivessem sido inseridos apenas para chocar, mesmo que não se enquadrassem de todo. Em alguns momentos parava de ler e pensava "mas qual é o interesse disto para a história?" e normalmente chegava a conclusão nenhuma. Mas de qualquer forma há que lembrar que existem mais dois volumes desta história e portanto a resposta à minha questão pode estar num deles.
Se há algo que me faz confusão neste livro é a idade dos personagens. Eles têm 11/12 anos. Sim, 11/12 anos. Têm esta idade e interessam-se por um homicídio, têm conversas de adultos e desenvolvem raciocínios complexos acerca do mesmo. Dão opiniões e têm ideias que não se adequam nada à sua idade. E pior, as pessoas contam-lhes as coisas, a polícia dá-lhes crédito, eles estão quase tão a par das investigações como se fossem adultos. Para mim estas personagens não fazem sentido e arruinaram completamente a leitura, porque na minha cabeça não havia maneira de conceber que numa realidade isto aconteceria. Para além disso, sinto que havia demasiadas personagens, quando a maior parte delas nem sequer foi desenvolvida. E depois claro, há aquelas personagens que são tão irritantes que apetece bater-lhes, mas tudo bem, pelo menos a autora diversificou a personalidade delas e isso é um ponto positivo.
Em suma, sinto que me chegou às mãos um livro que podia ter sido melhor aproveitado. Mesmo que não tenha sido das piores coisas que já li, não me senti cativada nem entusiasmada para saber mais sobre este mundo. Foi pena, porque de qualquer forma a autora escreve bem e tem uma escrita fácil de acompanhar. Mas para o meu gosto faltou qualquer coisa. Mais uma vez, é pena. Gostava de ter gostado mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário