quarta-feira, 31 de agosto de 2016

[Opinião Livros] Quando Voltares Para Mim, de Margarida Rebelo Pinto



Editora: Clube do Autor
N.º de páginas: 240
Edição/Reimpressão: 2016

Sinopse: "Vale sempre a pena viver uma história de amor até ao fim", diz Margarida Rebelo Pinto a propósito do seu novo livro. "Quando Voltares para Mim" reúne um conjunto de cartas entre cinco mulheres. É um livro que tem borboletas e pipocas, escrito tanto com a razão como com o coração, aceitando tão bem o sonho como a realidade, refletindo sobre as relações amorosas e tudo o que está ao nosso alcance para sermos felizes, acrescenta a autora. Vale quase tudo desde que haja amor.
E de que falamos quando falamos de amor?
Falamos de nós e daqueles que amamos, dos nossos sonhos e segredos, medos e desejos, relembra a autora, que regressa neste livro a um dos seus registos preferidos, à semelhança de "Diário da Tua Ausência" e de "O Dia em que te Esqueci".
«No amor e na guerra vale tudo? Não. A guerra dentro do amor faz-se quando é preciso, mas no fim ninguém ganha. Levar um amor para a frente só tem sentido se for levado pelos dois, se for carregado a quatro braços quando se torna pesado, até recuperar a leveza. E só se entra em guerra quando já não há paz possível.»
A autora traça neste livro um mapa das relações afetivas, nas suas mais diversas formas, com seriedade, humor, lucidez e emoção em doses iguais. Catarina, Matilde, Laura, Joana e Paula relatam nas cartas que trocam entre si as suas certezas e dúvidas, segredos e confissões, e tudo aquilo que as faz continuar a acreditar que o amor pode mudar a nossa vida para sempre.

Opinião: Já ando no mundo da blogosfera literária há tempo suficiente para saber qual a opinião generalizada que os bloggers têm em relação a esta autora. No entanto, ter uma opinião própria é sempre o melhor e esta revelou-se uma óptima oportunidade para isso. Mesmo que ela tivesse acabado por ir de encontro a essa mesma opinião generalizada.
Ao longo deste livro vamos conhecendo, através da correspondência entre elas, Catarina, Matilde, Laura, Joana e Paula, sendo que o principal foco acaba por ser Matilde por estar a viver uma relação amorosa que não é de maneira nenhuma satisfatória. A forma como o livro está escrita é realmente interessante, permitindo mergulhar mais facilmente nos pensamentos das diferentes personagens, que por terem vivências diferentes também lidam com as situações de maneiras diferentes. Mas para mim esse acabou por ser o único ponto positivo livro, até porque permitiu uma leitura muito mais rápida e menos cansativa. No entanto, o livro acaba por ser uma reflexão sobre os relacionamentos, o amor e as pessoas. E é, com certeza, um reflexo daquilo que a autora pensa e como ela vê a sociedade hoje em dia. Infelizmente, enquanto lia fui discordando vezes demais daquelas visões, quase me sentindo insultada em alguns momentos. Ainda bem que pelo menos consegui ultrapassar essa sensação de insulto e pensar que era só um livro, porque senão acho que nem o tinha terminado.
Resumindo, este não é um livro para mim. Normalmente prefiro uma boa história, coisa que este neste caso praticamente não tem, e quando se trata de reflexões prefiro realmente algo que seja menos corriqueiro que homens e relacionamentos. Acreditem, para mim foram demasiadas páginas a ler sobre este assunto, logo eu que sou uma pessoa tão liberal em relação a isso. Assim sendo, acredito que haja um público que goste deste tipo de livros, mas eu não consegui gostar por simplesmente não fazer o meu género.

Nenhum comentário:

Postar um comentário