sexta-feira, 8 de julho de 2016

[Pessoal] Pokémon Go!: O sonho tornou-se realidade!


Há já bastante tempo que se falava do lançamento do jogo Pokémon Go!, um jogo baseado na série que acompanhou a minha infância e a de muitos de vós e que, ao contrário de todos os jogos anteriores, uma espécie de Role Playing Game. A ideia do jogo é, com a aplicação no telemóvel e ligação à internet, percorrer os espaços à nossa volta em busca de pokémons para apanhar e ginásios para conquistar. O sonho de se tornar um mestre Pokémon é agora realidade! O jogo foi finalmente lançado no Japão e Austrália e um leak bem intencionado levou-o aos players do resto do mundo!


É óbvio que o jogo veio imediatamente parar ao meu telemóvel. Se adorei? Amei? Achei tudo? Acho que "achei tudo" é mesmo o melhor termo. É óbvio que há umas quantas coisas que ainda tenho que perceber, mas a minha aventura como Mestre Pokémon está claramente sobre rodas. Ignorando o facto de morar no campo e aqui não haver absolutamente nada (COMO É QUE MORO NO CAMPO E NÃO HÁ POKÉMONS DE ERVA, ALGUÉM ME EXPLICA?), tenho passado algumas horas a jogar e a verdade é que quanto mais se joga, mais se quer jogar. 


Existe basicamente três funções importantes no jogo: caçar os bichinhos, percorrer as pokéstops para ganhar pokebolas e ovos (as pokéstops são pontos marcados no mapa, facilmente identificáveis) e conquistar e defender os ginásios. Funcionalidades como combates entre treinadores (fora dos ginásios) e troca de pokémons ainda não estão disponíveis, mas penso que estarão no futuro. Ainda não posso opinar sobre os ginásios porque ainda sou fraca e não tenho nível para eles, mas posso dizer sem vergonha que hoje fiz o papel de maluca na cidade e andei agarrada ao telemóvel por um bom tempo a caçar pokémons. Quem não gostou muito foi a minha bateria, que acreditem, não há bateria que aguente a toda esta emoção. Por outro lado, fiquei surpresa por o jogo gastar tão poucos dados móveis. Achava mesmo que ia ficar pobre em duas horas e mesmo com o que já joguei gastei uns 20mb. Isso é com certeza um ponto positivo. Infelizmente muitas vezes os pokémons estão em zonas improváveis, ou até mesmo as pokéstops, o que significa que temos que fazer aquela figura ridícula de entrar no cemitério para conseguir umas pokébolas ou apanhar um pokémon. Não faz mal, vale a pena.


Mas sabem qual é mesmo o ponto positivo deste jogo? Ele combate o sedentarismo. Não, combate mesmo! Hoje fiz 2km enquanto jogava, mas tenho um ovo que só vai terminar de estar chocado quando eu andar 5km (e o jogo deteta quando a viagem é feita de carro, portanto nada de batotas!]. Se os vou andar? Com certeza vou! Há alguns ovos que para chocarem e darem pokémons decentes obrigam a andar 10km. E nós vamos andar 10km só para conseguir um pokémon? Até andavamos 20! Para além disso obriga-nos a sair de casa (alguns desgraçados conseguem apanhar pokémons dentro de casa, mas os pobres como eu são obrigados a sair) e, mesmo que provavelmente andemos colados ao telemóvel, pelo menos estamos na rua a apanhar ar. Se quisermos tornar a coisa mais divertida combinamos com amigos, que foi o que eu fiz, e vamos todos à caça. O jogo acaba por ser também um jogo de orientação, já que nos vai dando as dicas sobre onde estão as pokéstops e os pokémon, e fazer estes percursos acompanhados é muito mais divertido. Claro que infelizmente o jogo tem a desvantagem de provavelmente acabar alguém por ser atropelado, porque enfim, não vou descolar os olhos do telemóvel quando está ali um pokémon raro só porque tenho que atravessar a estrada, não é verdade? E acham que vou deixar de invadir a casa do meu vizinho, quando está lá um Articuno? Que se lixe o vizinho, como é óbvio!


Como o jogo ainda não saiu para Portugal ainda não está disponível na Play Store, mas uma rápida pesquisa no Google facilmente mostra onde se pode sacar. E, fãs de Pokémon, este jogo é obrigatório nas vossas vidas! Para além de ser uma novidade de jogo e nos pôr a mexer, é um sonho de infância tornado realidade! Portanto, já sabem: VAMOS APANHA-LOS TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário