segunda-feira, 25 de julho de 2016

[Pessoal] Não é porque eu sorri que me podes tocar!


Recentemente arranjei um emprego num café aqui da zona, um emprego nada a ver com a minha área, mas o suficiente para passar o tempo e ganhar uns trocos. Posso dizer que tenho gostado do trabalho: não é pesado, a maioria das pessoas é simpática e quase me sinto em casa a maior parte do tempo. Só há uma coisa que me tem incomodado imenso, e essa coisa chama-se assédio.


Passo a explicar: o dito café é frequentado sobretudo por homens. É verdade que a maioria deles gosta de se meter com a empregada nova, mas de um jeito sobretudo para a brincadeira, já que eles conhecem os limites. Mas infelizmente nem todos conhecem a noção de "limite". Ultimamente as situações têm-se acumulado e passaram com uma rapidez impressionante do elogiar para o tentar tocar. É o senhor que me dá gorjeta na mão só para poder tocar-me, o que estica o braço quando eu passo no balcão para poder tocar-me, o que me passa a mão no braço só porque está justamente na frente dele, o que dá a gorjeta abismal só para depois de me pedir o número de telemóvel. HÁ AINDA O QUE APONTA O TELEMÓVEL PARA AS MINHAS MAMAS COM A DESCULPA QUE ESTA A JOGAR POKÉMON GO E O QUE ME TENTA PASSAR A MÃO NA MAMA SÓ PORQUE ESTOU A JEITO! 


É triste viver num mundo em que os homens não percebem que lá porque a minha mama está ali, não é para tocar. Já é mau o suficiente ter que suportar que olhem, mas achar que pode tocar é querer levar uma chapada na tromba (e garanto que da próxima acontece). Não é normal eu não me poder debruçar no balcão com medo que me tentem fazer um carinho. Não é normal ter que passar a dois quilómetros do balcão com medo que algum otário estique o braço para me passar a mão. NÃO É NORMAL QUE EU QUEIRA SER SIMPÁTICA E FAZER O MEU TRABALHO E TENHA MEDO DE SER MAL INTERPRETADA! Se eu sorri, não quer dizer que estou a dar carta branca. Se eu conversei, não é porque quero que me toquem. Sorri, ri e conversei porque sou uma pessoa que gosta de sorrir, rir e conversar. Não devia ser difícil perceber isso! 

Acreditem que é muito complicado lidar com este tipo de situações. Claro que me posso precaver e evitar pôr-me a jeito, mas não era suposto eu ter de fazer isso. Isso entristece-me, desilude-me e deixa-me muito sem esperança para o futuro, que eu quero acreditar que será menos machista. Felizmente eu já tive menos medo de mandar um berro alguém e jamais permitirei que abusem de mim por causa de uns trocos, mas sei que nem todas as mulheres são assim. Caros seres do sexo masculino, e que tal começarem a ganhar noção e limites? Não custa muito, só vos fica bem, e quem sabe assim até consigam encontrar uma mulher que queira alguma coisa com vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário