quinta-feira, 28 de julho de 2016

[Opinião Livros] A Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare


A Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare


Editora: Planeta Manuscrito
N.º de páginas: 472
Edição/Reimpressão: 2009

Sinopse: No Pandemonium, a discoteca da moda de Nova Iorque, Clary segue um rapaz muito giro de cabelo azul até que assiste à sua morte às mãos de três jovens cobertos de estranhas tatuagens.
Desde essa noite, o seu destino une-se ao dos três Caçadores de Sombras e, sobretudo, ao de Jace, um rapaz com cara de anjo mas com tendência a agir como um idiota...

Opinião: Este é um daqueles livros que me chamou a atenção pelo enorme hype que teve nos últimos anos. Não sendo do meu género preferido, já que sabia que teria uma forte componente virada para adolescentes, acabei por decidir dar uma hipótese, até porque só teria o trabalho de pedir o livro emprestado.
Por ter visto o primeiro episódio da série, as primeiras passagens do livro não me surpreenderam. No entanto, Clary continuou a surpreender-me na medida em que foi tão odiosa e irritante como na série. Absolutamente a típica adolescente a quem só me apetece dar duas chapadas para ver se se cala. O mesmo aconteceu com Jace, que não me cativou particularmente, apesar de a autora ter tentado fazer dele mais do que aquilo que ele realmente é. Com tanta personagem bem mais interessante, este par de protagonistas deixa muito a desejar. A juntar ao leque de personagens que escusavam de existir ainda se junta Simon, que consegue ser pior e mais inútil que na série, Haja paciência! Que trio amoroso mais desinteressante!
A trama é uma das coisas que acaba por salvar o livro, já que as personagens não foram assim tão fáceis de digerir. Embora em alguns momentos parecesse que as coisas aconteciam só porque assim dava jeito, a história foi sendo interessante e motivando para que continuasse a ler. Foi só dessa forma que acabei por ler o livro relativamente rápido e até fiquei com vontade de ler o seguinte. A escrita também teve um papel preponderante, ao ser bastante fluída, mesmo adequada ao tipo de leitores a que o livro se dirige. Tendo em conta as aversões que tive durante a leitura, este foi um ponto muito a favor!
Não tendo sido nada de transcendente, este foi um livro que cumpriu o seu objectivo e me entreteve durante alguns dias. A sua missão ficou cumprida quando, apesar de ter odiado grande parte das personagens, me deixei envolver pela história e me convenci a pegar no segundo livro. Resta saber quando é que isso irá acontecer, mas estou curiosa para saber o que vem a seguir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário